PNUMA PNUD
Va al Ejemplar actual
Edición Impresa
MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO
English Version Versión en Español
Buscar Archivo de ejemplares  
 
  Home Page
  Reportagens
  Análise
  Destaques
  Ecobreves
  Galeria
  Gente de Terramérica
                Grandes
              Nomes
   Entrevistas
  ¿Quem somos?
  Inter Press Service
Principal fonte de informação sobre temas globais de segurança humana
  PNUD
Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento
  PNUMA
Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente


Ecobreves

Publicamos nesta seção cartas de nossos leitores. Para enviar comentários, escreva para cartas@tierramerica.org.

Lima está se afogando

"Estou feliz de encontrar pessoas realmente interessadas na problemática que afeta nossas cidades na América Latina. Em meu país, a contaminação também é grave. Lima se afoga em contaminantes e não há uma resposta cabal por parte das autoridades. Gostaríamos de nos corresponder e trocar experiências".

Eng. Jorge Ponce Goicochea,
ONG Vida Verdes,
Lima, Peru.



A polêmica sobre Pascua Lama

"É a primeira vez que escrevo para vocês, e o faço para saber sua opinião sobre um tema do qual seguramente já devem ter conhecimento. Me refiro a Pascua Lama, projeto de exploração mineira que envolve o levantamento de duas geleiras situadas na cordilheira (andina) entre Chile e Argentina, para explorar uma grande jazida mineral. Naturalmente, existem opiniões contrárias sobre este projeto que apresenta duas faces: uma "corporativa", que fala de uma imensa jazida que representa grandes riquezas, criação (temporária) de empregos diretos e indiretos etc; e uma visão "ecologista", que fala de efeitos contraproducentes sobre o Vale do Huasco (Chile) e nos sopés da cordilheira e ameaça afetar permanentemente as condições ambientais e a atividade agrícola da região. Não me estendo mais, aguardo sua resposta e espero continuar trocando informações e opiniões.

Jorge Cortés,
Repórter fotográfico,
Diário La Tercera,
Santiago, Chile.


Resposta:
Obrigado, Jorge, por seu interesse. Indicamos o artigo publicado pelo nosso correspondente Gustavo González: Projeto aurífero ameaça geleiras andinas



Sobre o rio Pilcomayo

"Sou estudante do corpo docente do curso de Biologia da Universidade Nacional de Formosa. Este e-mail é, primeiro, para cumprimentá-los, pois sua seriedade e compromisso com as notícias sobre meio ambiente e desenvolvimento permitem aos interessados adquirir informação completa e atualizada. Em segundo lugar, vem meu propósito: recopilar toda a informação que vocês dispuseram sobre "os impactos nocivos da contaminação mineira boliviana sobre o rio Pilcomayo. É para prosseguir com uma monografia sobre o tema. As notas feitas por José Luis Alcázar, um de seus colaboradores, me foram de muita utilidade (Ver O rio Pilcomayo se salva do colapso)".

Maria Belén Benítez,
Província de Formosa,
Argentina.



Contato com Cuba

"Aos sábados leio com grande interesse sua seção denominada Terramérica (no jornal mexicano El Universal) e publicaram uma nota sobre Cuba intitulada Moinhos de Vento melhoram vida camponesa. Desejaria manter correspondência com os autores do projeto ou com quem puder me proporcionar alguma informação adicional".

Engenheiro Genaro Mejía Reyes,
Instituto Tecnológico de Tuxla Gutiérrez,
Estado de Chiapas, México.





* Fonte: Inter Press Service.

Copyright © 2007 Tierramérica. Todos los Derechos Reservados